Provavelmente há algumas coisas que você está fazendo —algumas que você pode até pensar que são inofensivas— que podem prejudicar os seus dentes e te levar a uma consulta odontológica.
Questionamos especialistas sobre alguns dos piores hábitos que as pessoas fazem e que podem causar uma quantidade surpreendente de danos dentários.
Pare de mastigar gelo
Mastigar gelo pode causar pequenas lascas no esmalte dentário, a camada externa dos seus dentes, explica Diana Nguyen, chefe de odontologia geral clínica na Universidade da Califórnia, São Francisco.
Esses lascados podem se transformar em rachaduras maiores que eventualmente podem exigir tratamentos como canal e conserto de coroas —ou até mesmo a remoção cirúrgica de um dente.
Não beba bebidas energéticas
Um estudo descobriu que as bebidas energéticas podem ser mais prejudiciais aos seus dentes do que refrigerante, porque frequentemente têm níveis mais altos de ácido que podem erodir seu esmalte.
Pessoas que tomam bebidas energéticas o dia todo estão essencialmente “banhando seus dentes em ácido e açúcar”, afirma Eugena Stephan, decana associada de assuntos clínicos na Escola de Medicina Dentária da Universidade de Buffalo.
Por isso, evite ficar “tomando” bebidas energéticas, refrigerante ou café, que todos contêm ácido, explica Carlos González-Cabezas, decano acadêmico da Escola de Odontologia da Universidade de Michigan. O ideal é, se for ingeri-los, beber dentro de 10 minutos, explica, e se puder beber água depois, ainda melhor.
Pare de fumar vape
Nguyen disse que há um “equívoco generalizado” de que fumar vape é mais seguro do que fumar outros cigarros —uma das piores atividades para a sua saúde bucal. Mas quando você fuma cigarros eletrônicos, ainda está inalando nicotina, disse Nguyen, o que causa um aumento de bactérias e placa na sua boca.
Um estudo de 2020 descobriu que os indivíduos que fumavam vape tinham microbiotas orais menos saudáveis do que pessoas que nunca fumaram.
Evite pasta de dente sem flúor
González-Cabezas não aguenta mais ver pessoas nas redes sociais rejeitando o uso de flúor. Usar pasta de dente sem flúor aumenta muito os riscos de desenvolver cárie dentária, explica.
O flúor estimula a formação de novos minerais, tornando seu esmalte mais forte, e inibe bactérias que podem causar cáries. González-Cabezas comparou evitar o flúor a voltar a uma era “em que a cárie dentária era generalizada”.