Quitosana: o que é, para que serve e como tomar

A quitosana é um suplemento natural feito com as cascas de crustáceos, como camarão, caranguejo e lagosta e que, por ser rico em fibras, forma um gel no estômago ao ser ingerido, prolongando a saciedade e podendo ajudar no emagrecimento.

Além disso, a quitosana também ajuda a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim” LDL no sangue, pois as fibras do suplemento ajudam a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, evitando problemas como aterosclerose e infarto. Saiba como as fibras ajudam a regular os níveis de colesterol.

A quitosana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas e a dosagem varia de acordo com a marca e a quantidade de cápsulas na embalagem. No entanto, por possuir alguns efeitos colaterais e contraindicações, a quitosana só deve ser consumida sob orientação de um médico ou nutricionista.

 

 

Os principais benefícios da quitosana para a saúde incluem:

1. Pode ajudar no emagrecimento

As fibras da quitosana também formam um gel no estômago, diminuindo a absorção de gordura, fazendo com que sejam eliminadas pelas fezes, o que pode contribuir para a perda de peso.

Além disso, as fibras presentes em grandes quantidades na quitosana, ajudam a prolongar a saciedade, o que pode ajudar no emagrecimento. No entanto, para que a perda de peso seja possível, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

2. Controlar e prevenir a diabetes

Por ser um suplemento rico em fibras, a quitosana ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e de insulina no sangue, controlando e prevenindo a diabetes.

3. Prevenir a prisão de ventre

A quitosana é um suplemento rico em polissacarídeos, um tipo de fibra importante para a formação do bolo fecal, ajudando a combater e prevenir a prisão de ventre. Conheça outros alimentos ricos em fibra que ajudam a prevenir a prisão de ventre.

4. Ajudar na cicatrização de feridas

A quitosana estimula a coagulação do sangue, facilitando a cicatrização de feridas. Além disso, o suplemento também possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismos que podem causar inflamações.

5. Regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim”

As fibras da quitosana formam um tipo de gel no estômago que absorvem a gordura dos alimentos e levam para o intestino, eliminando-as pelas fezes, ajudando a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim” LDL no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose e infarto.

Como usar a quitosana

Normalmente a recomendação de quitosana é de 3 g do suplemento por dia, que pode ser ingerido antes das refeições principais, com um copo de água.

No entanto, a dosagem do suplemento varia de acordo com a marca e os objetivos do tratamento, sendo importante sempre consultar um médico ou nutricionista antes de usar a quitosana.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de quitosana pode diminuir a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Além disso, a quitosana também pode ainda causar prisão de ventre, gases e náusea.

Em pessoas alérgicas a frutos do mar, a quitosana pode causar reações alérgicas simples, como coceira e vermelhidão na pele, e dor abdominal, e, em casos mais graves, pode causar choque anafilático, que é uma reação alérgica grave com sintomas como lábios e línguas inchados e dificuldade para respirar. Saiba o que é e como tratar o choque anafilático.

Quem não deve usar

A quitosana não deve ser usada por pessoas alérgicas a frutos do mar ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, a quitosana também não deve ser consumida por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, por crianças menores de 12 anos, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?>