Tipos de preparo da erva mate

Imagem para ilustrar texto de blog sobre erva mate


Conheça os tipos de preparo de erva mate e seus benefícios para a saúde. Saiba mais!

A erva mate, uma planta nativa da América do Sul, é uma verdadeira joia cultural e um tesouro para a saúde de pessoas de várias regiões, especialmente no Brasil. Seu consumo representa uma tradição rica, com significados profundos de união, amizade e respeito.

Benefícios nutricionais da erva mate

Além de seu valor cultural, a erva mate é reconhecida por seus diversos benefícios à saúde, devido a sua rica composição nutricional. A presença de cafeína contribui para a redução da fadiga e melhora do foco mental, enquanto as saponinas possuem propriedades anti-inflamatórias e reduzem os níveis de colesterol no sangue. A teobromina, similar à cafeína, oferece um efeito estimulante suave.

Os antioxidantes polifenóis e flavonoides, presentes na erva mate, desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico. Esses compostos também ajudam no emagrecimento, na prevenção da diabetes e na melhoria do humor, demonstrando como a erva mate contribui amplamente para a saúde e o bem-estar.

Tipos de preparo da erva mate

Assim como seus diversos benefícios nutricionais, a erva mate pode ser preparada de vários modos. Abaixo citamos os principais tipos de preparo da erva mate.

Chimarrão

O chimarrão, talvez a forma mais tradicional de consumo da erva mate, utiliza a erva moída finamente e é preparada com água quente. A técnica de preparo é essencial, a temperatura da água deve ser cuidadosamente controlada para não ultrapassar 70-80°C, a fim de preservar os sabores e nutrientes essenciais da erva. É essencial ter um bom equipamento para consumir o chimarrão, como a cuia e a bomba (um tipo de canudo com filtro na extremidade).

Para apreciar o chimarrão de melhor forma em uma roda de amigos, seguindo a tradição, é preciso seguir algumas regras: a cuia circula seguindo a ordem preestabelecida, a bomba permanece intocada para evitar obstruções, e a cuia só é devolvida após beber todo o conteúdo e fazer o som característico de ‘ronco’. Agradecer é um gesto de conclusão, geralmente reservado para depois de se ter apreciado ao menos dois mates.

Tereré

De origem paraguaia, o tereré é consumido predominantemente em regiões mais quentes e utiliza a erva mate em um padrão de trituração mais grosso, resultando em folhas e gravetos maiores. Esta preparação é feita com água fria, o que confere ao tereré um sabor mais suave e refrescante em comparação ao chimarrão.

Chá Mate

A erva mate ainda pode ser tostada e moída, tornando-a ideal para a preparação de chá mate, tanto em saquinhos quanto a granel. O processo de torrefação potencializa o sabor da erva, fornecendo um sabor característico que tanto encanta a diversos paladares, sendo servido tanto quente, quanto gelado. Além dos benefícios para a saúde associados ao seu consumo regular, o chá mate pode ter diversas combinações de sabor, como pêssego, limão, canela, guaraná, tangerina, entre outros.

A erva mate é uma planta versátil, que pode ser preparada de diversas maneiras, cada uma com sua tradição, técnica e benefícios específicos. Seja através do chimarrão, tereré ou chá mate, seu consumo oferece benefícios à saúde, assim como fortalece os laços sociais e culturais.

Além disso, é essencial escolher ervas mate de boa qualidade para aproveitar todos os seus benefícios. Na Chás Real você encontra diversas opções de erva mate, seja para chimarrão, tereré ou para chás. Acesse o nosso site e conheça todas as opções disponíveis!

Chás Real – O real inventor do chá mate!





Fonte: Mate Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?>