TotalPass, da Smart Fit, “aperta o passo” e mira base de 25 mil academias na perseguição à Wellhub

TotalPass, da Smart Fit,


Quando assumiu como CEO da TotalPass, em fevereiro de 2024, Felipe Calbucci tinha um mandato principal: manter o ritmo da escalada que a plataforma corporativa de benefícios fitness e bem-estar da Smart Fit vinha registrando há dois anos.

Um simples exercício dava a medida desse desafio: do início de 2023 até ele assumir o bastão, a empresa saltou de uma base de 8 mil para 18 mil academias. E, num mercado total estimado em cerca de 29 mil unidades no País, se consolidou como a grande rival local da Wellhub (a antiga Gympass).

Em sete meses da nova gestão, a TotalPass manteve sua boa forma ao superar o número de 20 mil academias, em 1.250 cidades. E após atingir essa marca, está ganhando ainda mais fôlego com as chegadas das redes Velocity, de bike indoor, e Kore, de treinamento funcional – à sua plataforma.

“Nós seguimos crescendo muito rápido e nossa projeção é alcançar, muito em breve, 25 mil academias na base”, afirma Calbucci, ao NeoFeed. “Estamos no passo para chegar a esse número nos próximos seis meses.”

As duas adições recentes nessa base já estavam, de certa forma, “dentro de casa”. Em julho, a Smart Fit comprou a Velocity, marca que também engloba a Kore, por R$ 183 milhões. Até então, as duas redes estavam disponíveis apenas nas plataformas da Wellhub e da ClassPass, que atua no modelo B2C.

Com as duas bandeiras, a TotalPass encorpa sua oferta com 82 unidades. E, além de ganhar “massa muscular”, reforça sua pegada no segmento premium e na categoria de studios, que, até então, estava mais restrita a outras marcas da Smart Fit, como Race Bootcamp e Jab House, e de alguns parceiros.

“Hoje, esse usuário premium quer algo mais dinâmico para treinar e quem entrega isso são os studios”, diz o CEO. “Nós já cobríamos bem as academias mais acessíveis, especialmente com a Smart Fit. E a chegada dessas duas redes é um divisor de águas que complementa e consolida a nossa oferta.”

Já na ponta das companhias que contratam a plataforma como um benefício para seus funcionários, Calbucci ressalta que essa maior diversidade também se conecta com o plano da TotalPass de avançar no segmento de grandes empresas. E, nesse caso, especialmente entre o C-Level desses clientes.

“Temos adicionado, em média, 700 empresas por mês à nossa carteira”, afirma. Ele não revela o número total de clientes. Mas ressalta que, desde o início da sua gestão, a plataforma já acrescentou nomes como Nestlé, Bradesco, Carrefour, Porto e Petz a essa base.

Empresa que desbravou esse conceito, a Wellhub divulga que tem mais de 18 mil clientes corporativos em 11 países. Mas também não revela, por outro lado, o volume de academias cadastradas em sua plataforma.

Nesse contexto, a aposta da TotalPass não se resume, porém, a ampliar e diversificar sua oferta de academias. A empresa tem planos para outras duas plataformas que complementam esse portfólio e que estão incluídas em suas dez opções de planos mensais, cujos preços variam de R$ 39,90 a R$ 699,90.

Na Total Nutri, os usuários podem fazer uma análise de seus hábitos alimentares e têm acesso a uma dieta mais adequada às suas necessidades, além de visitas periódicas de nutricionistas às empresas. Aqui, está em estudo a inclusão de serviços de telenutrição.

Batizada de Total Mind, a segunda plataforma foca a saúde mental e conta oferece serviços de terapia, em um acordo com o Psicologia Viva, um marketplace de psicólogos, e de meditação, em uma parceria com o ZenApp. Nessa última ponta, a empresa avalia a possibilidade de ter um app proprietário.

“Nosso caminho é ter menos ofertas, mas mais integradas. O RH tem que poder acessar e cruzar esses dados em um único lugar”, diz Calbucci. “É diferente se compararmos com a Wellhub, que está virando o ‘app dos apps’. Nesse modelo, porém, uma coisa não conversa necessariamente com a outra.”

No que diz respeito à rival, um episódio recente envolveu denúncias registradas pelas academias Tecfit e Power Life Gym no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As redes alegaram que a Wellhub estaria de descumprindo um acordo firmado com o órgão dois anos antes.

Em 2022, a Wellhub assinou um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com o Cade, que, entre outras questões, limitava os contratos de exclusividade de academias em suas plataformas a 20% da sua base em cada região. O acordo teve origem em uma denúncia feita dois anos antes pela TotalPass.

Questionado se, a partir dessas novas movimentações, a TotalPass planeja voltar a se manifestar no Cade, Calbucci se limitou a dizer que a empresa ainda não tem uma “opinião formada” sobre esse assunto, mas está observando com muita atenção o desenrolar do caso.





Fonte: NeoFeed

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