Você sabe quais são os melhores tipos de madeira para deck? Essa é uma pergunta comum para quem quer uma estrutura durável, resistente e com a beleza única que só o deck de madeira pode passar.
Para ter resposta para essa pergunta, ao longo do o post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre madeira para deck, com dicas preciosas para fazer a melhor escolha de acordo com o seu projeto.
Como escolher a madeira para deck?
Para escolher o melhor tipo de madeira para deck, que é importante observar a resistência do material e o uso que será dado ao deck.
Dessa maneira, é preciso estar atento a 3 pontos:
- Resistência: em geral, os decks de madeira costumam ficar expostos a ações do tempo, por isso, as madeiras com maior resistência são mais recomendadas.
- Densidade: a densidade se refere à dureza do material, e nesse caso, é preciso considerar o tráfego de pessoas e o uso do deck, escolhendo uma madeira que tenha dureza suficiente para as ações sobre essa superfície, garantindo maior vida útil.
- Coloração: a escolha da madeira também deve levar em conta a coloração, definindo um tipo de madeira que siga a proposta do projeto e o estilo desejado para o deck.
Tipos de madeira para deck
A construção de decks pode ser feita com diferentes tipos de madeiras, e cada uma das opções pode trazer características diferentes ao projeto.
Para saber quais os tipos de madeira mais adequadas para deck, trouxemos uma seleção de opções, com variações para diferentes tipos de projetos, acabamentos e orçamentos.
- Cumaru: opção de madeira nobre, com coloração marrom claro avermelhado. A madeira cumaru é uma opção densa, de alta durabilidade e baixa taxa de absorção de umidade, o que a torna mais resistente à ação do tempo e ataque de micro-organismos.
- Eucalipto: madeira de reflorestamento, plantada exclusivamente para ser extraída e utilizada em fins comerciais. O fato do eucalipto ser de origem de reflorestamento faz com que essa opção seja mais sustentável, além da possibiliadde ter preços bastante atrativos. A madeira de eucalipto para deck deve ser tratada para aumentar a resistência ao ataque de micro-organismos e à exposição ao tempo.
- Ipê: esse tipo de madeira é uma opção com grande apelo estético, de coloração amarronzada, e que se destaca por ser bastante resistente a ações do tempo, o que garante maior vida útil ao deck.
- Itaúba: opção de madeira para deck com alta densidade, resistência e coloração amarelada. O fato de ser uma madeira bastante densa e dura fazem com que esse seja um material um pouco mais difícil de trabalhar, mas com longa vida útil.
- Pinus: a madeira pinus é mais uma das opções de reflorestamento, sendo considerado uma opção mais sustentável e com ótimo custo-benefício. Essa madeira tem coloração clara, variando entre o branco e o amarelo, e é considerada uma opção leve, de boa qualidade e que deve receber tratamento para ficar mais resistente.
- Teca: a opção é uma madeira dura e difícil de empenar. A madeira Teca ainda apresenta uma espécie de conservante natural, o que a torna bastante resistente a intempéries, como exposição à umidade, sol e frio.
- Madeira plástica ou polywood: esse material não é propriamente uma madeira natural, mas um tipo de material proveniente de partículas de plástico e madeira de alta densidade. A madeira plástica imita o visual da madeira, e com características como alta durabilidade e resistência a ações climáticas e ataques de pragas.
Madeira plástica ou natural – Qual escolher?
A escolha por um deck de madeira pode trazer a dúvida sobre usar madeira natural ou plástica, e essa escolha pode depender de uma série de fatores.
Pare entender qual o melhor tipo de material, trouxemos as duas opções e características que devem ser levadas em conta na tomada de decisão,
- Madeira natural: em geral, a madeira natural precisa de tratamento para aumentar a sua resistência a micro-organismos e exposição ao tempo. Alguns pontos de destaque da madeira natural são a beleza do material e o fato de ser um ótimo isolante térmico.
- Madeira plástica: essa variação feita a partir de partículas de plástico e madeira de alta densidade garantem uma série de opções de cores e texturas ao material, e a pouca manutenção é um dos destaques dessa opção. O material não traz a beleza natural, mas é bastante resistente a intempéries e ataques de micro-organismos.
Quanto custa em média? #preço
O preço de um deck de madeira pode variar de acordo com uma série de fatores como tipo de madeira escolhida, estilo do projeto, fornecedor, entre outros fatores.
Para ter uma média de valores, o custo médio de um deck em madeira fica em torno de R$ 300 m², assim um espaço com 10 m² pode ter custo de R$ 3 mil.
Fotos e tipos de madeira para deck
Deck de madeira para piscina / hidromassagem
A escolha da madeira para deck em área de piscina ou hidromassagem deve levar em conta a resistência do material, considerando que esses projetos ficam em áreas com maior exposição a água. Dessa maneira, a recomendação é escolher por madeira plástica ou madeira natural com tratamento para ter maior durabilidade a umidade.
O deck de madeira para piscinas e hidromassagens deve ter frequência de manutenção para preservar o material, além de um bom acabamento em caso de madeira natural, evitando farpas.
O visual do deck de madeira ao redor de piscinas e hidromassagens pode ser único, criando um espaço convidativo e relaxante.
1. Piscina com deck de madeira Cumaru
2. Deck elevado e construído em madeira plástica
3. Piscina pequena e com deck em madeira natural
4. Terraço com deck em madeira plástica
5. Piscina pequena e elevada com deck em madeira plástica
6. Terraço com hidromassagem e deck em madeira Itaúba
7. Piscina pequena com deck de madeira plástica
8. Espaço externo com piscina e deck de madeira natural
9. Deck elevado de madeira plástica e piscina pequena
10. Piscina externa com deck em madeira
Deck de madeira suspenso
O deck suspenso pode ser uma solução para aproveitar terrenos em declive, criando uma estrutura robusta e que seja compatível com as características do terreno.
A estrutura do deck suspenso deve ser robusta e com madeiramento resistente, oferecendo estabilidade e segurança.
A escolha do tipo de madeira para deck suspenso pode ser bastante ampla, e as opções naturais ficam lindas para combinar com o ambiente externo, agregando apelo estético ao projeto.
11. Deck suspenso e construído em madeira Cumaru
12. Jardim com deck suspenso em madeira natural
13. Projeto com deck suspenso em madeira
14. Terreno em declive com deck suspenso de madeira
15. Deck de madeira natural e com guarda-corpo moderno
16. Deck suspenso em madeira e com guarda-corpo rústico
17. Terreno em declive com deck de madeira
18. Deck suspenso e construído todo em madeira
19. Deck e guarda-corpo construídos em madeira
20. Deck suspenso e com pergolado
Deck de madeira em varanda
O deck de madeira em varanda pode transformar qualquer espaço simples em uma proposta aconchegante e relaxante.
A varanda coberta pode deixar a madeira do deck mais protegida, aumentando a durabilidade do material.
Para escolher o tipo de madeira para deck de varanda, é importante considerar o tráfego nessa área, escolhendo por uma madeira que seja resistente e traga praticidade na manutenção.
21. Espaço com pergolado e deck de madeira Cumaru
22. Varanda com deck em madeira natural
23. Varanda coberta e com deck de madeira
24. Varanda com deck pequeno e em madeira
25. Varanda com cobertura e deck com tábuas de madeira
26. Varanda com estilo rústico e deck em madeira
27. Deck de madeira em varanda de estilo rústico
28. Terraço coberto e com deck em madeira
29. Deck em madeira natural para espaço relaxante
30. Varanda pequena e com estrutura e deck de madeira
Deck de madeira modular
O deck de madeira também pode ser uma opção de deck modular, sinônimo de praticidade.
Esse tipo de ideia que é uma proposta que pode ser construída através de módulos que se encaixam, e com variações em madeira natural de madeira plástica.
Os módulos de deck podem ser instalados de forma fácil e rápida, e uma das grandes vantagens é o fato desse material não precisar de grandes obras.
31. Varanda grande com deck de madeira modular
32. Deck ao redor da piscina com módulos de madeira
33. Sacada com a área de deck modulado
34. Sacada pequena e com piso coberto por deck modular
35. Varanda com deck modular em madeira
36. Espaço externo com um deck modular de madeira plástica
37. Área ao redor da piscina com deck modular
38. Deck modular de madeira plástica em espaço externo
39. Área externa com deck construído a partir de módulos
40. Espaço externo com piscina e deck modular
Agora que você já está por dentro do assunto, já pode escolher a melhor opção de acordo com o seu projeto, garantindo não só a beleza, mas também uma proposta de material durável e resistente.