Em pouco mais de três décadas, a GP Investments construiu sua fama no mercado ao investir cerca de US$ 5 bilhões em mais de 50 empresas. Um dos ativos mais recentes chegou a esse portfólio, porém, gradativamente, sem que a empresa fizesse alarde e de uma maneira pouco usual em sua tese.
Agora, chegou a hora desse investimento ganhar nome. A gestora brasileira de private equity anunciou nesta terça-feira, 10 de setembro, que se tornou não apenas sócia, mas a maior acionista da IZEA, companhia americana de tecnologia e marketing para influenciadores digitais.
Com um aporte de cerca de US$ 8 milhões, a GP alcançou uma fatia de 18,4% na IZEA, que tem capital aberto na Nasdaq. E, inspirada pela própria investida, já está influenciando na operação. Na última sexta-feira, 6 de setembro, Antônio Bonchristiano e Rodrigo Boscolo, respectivamente CEO e CFO da gestora, foram eleitos para ocupar dois assentos no board da empresa.
“Somos agora, de longe, os maiores acionistas”, diz Rodrigo Boscolo, CFO da GP Investments, em entrevista ao NeoFeed. “E, com esse patamar e a partir da nossa experiência, vamos ter capacidade de criar, de fato, efeitos catalisadores que vão fazer com que a IZEA volte a crescer e a ter lucro.”
Depois de mapear uma série de ativos no setor, a gestora começou a comprar pontualmente os papéis da IZEA no início de 2023, motivada pelo fato de a empresa ser uma das pioneiras do setor e pela constatação de que o papel, após um pico de valorização em 2021, estava bastante descontado.
“Inicialmente, foi muito oportunístico”, conta o CFO. “Mas, à medida que fomos tendo convicção que poderíamos ajudar, compramos mais participação. E, já em 2024, depois que a empresa divulgou resultados aquém das expectativas, tivemos a chance de comprar uma fatia mais relevante.”
Fundada em 2006, por Ted Murphy, e com capital aberto desde 2010, a IZEA evoluiu de uma plataforma que, no início auxiliava os blogueiros a monetizarem seus conteúdos, para um formato no qual ajuda marcas e agências tradicionais a se conectarem com influenciadores digitais.
Essa abordagem se dá de duas maneiras. Na primeira, marcas e agências recorrem à companhia para que ela cuide, de ponta a ponta, das campanhas nesse universo. Na segunda, clientes como Honda, Yamaha, Guess, Tyson e Acer contratam, via software como serviço, parte das ferramentas da IZEA.
No segundo trimestre de 2024, a IZEA reportou um prejuízo líquido de US$ 2,2 milhões, contra US$ 1 milhão, um ano antes, e uma queda de 14,9% em sua receita líquida de US$ 9,1 milhões. Mesmo com os papéis registrando alta de 6,4% no ano, a empresa está avaliada em “módicos” US$ 35,2 milhões.
Para mover esses ponteiros, a GP já mantinha um diálogo com os investidores e o board da IZEA em paralelo ao aumento de participação na empresa. E boa parte das suas propostas incluídas nessas conversas já está sendo adotada.
A primeira delas envolve a separação entre as figuras do presidente do conselho de administração e do CEO, postos que, até então, eram acumulados pelo fundador da companhia. A IZEA acaba de anunciar que Ted Murphy está deixando a operação.
Quem o substituirá como CEO será Patrick Venetucci, que irá acumular a função com um assento no conselho, onde já atuava desde dezembro de 2018. A presidência do board, por sua vez, ficará com Linday A. Gardner, que integra o colegiado desde 2013.
Outra medida que havia sido sugerida pela GP e que agora está sendo ampliada envolve a recompra das ações. A IZEA está aumentando o valor embutido em um programa aprovado recentemente de US$ 5 milhões para US$ 10 milhões.
Em uma terceira frente sugerida pelo novo acionista de referência é a criação de um comitê de estratégia e de alocação de capital. A GP, com Bonchristiano e Boscolo, terá dois dos quatro assentos nessa estrutura.
“Temos bastante experiência na alocação de recursos, tanto para o crescimento orgânico quanto inorgânico”, explica Boscolo. “Queremos garantir que a empresa tenha um plano muito concreto quando for fazer um M&A, abrir um novo mercado ou lançar um produto.”
Uma das frentes que devem ganhar mais fôlego sob esse novo desenho será, de fato, as aquisições. Especialmente pelo fato de que a GP já cumpriu um bom percurso nessa avenida ao avaliar uma série de ativos no segmento quando decidiu começar a investir na IZEA.
“Vamos ter a chance de opinar e desenhar transações que vão mudar a companhia de patamar”, diz Boscolo. “Outra hipótese que queremos validar é tornar a estrutura comercial e administrativa mais eficiente. Investimos em inúmeras companhias e temos todo um playbook de como fazer isso.”
Em paralelo, Boscolo não descarta que a GP volte a investir no modelo de adquirir participações graduais em companhias de capital aberto. Entretanto, caso siga esse caminho, o percurso mais provável será olhar para ativos listados fora do Brasil.
“Os Estados Unidos têm mais de 4 mil companhias listadas, várias delas pequenas, mal avaliadas e deixadas à margem pelos investidores típicos de bolsa”, diz. “Então, podemos comprar fatias que não precisam ser o controle, mas que nos deem uma voz para participar de decisões-chave nesses ativos.”