A Apple quer “morder” o espaço ocupado pela Amazon na casa dos consumidores. Em busca de novas fontes de receita, a empresa de tecnologia está avançando no desenvolvimento de um dispositivo de mesa que combina uma tela semelhante à do iPad com um braço robótico, de acordo com a Bloomberg.
Segundo a reportagem, o projeto, que foi aprovado pela equipe executiva da Apple em 2022, mas só começou a ganhar forma nos últimos meses, é idealizado como um centro de comando para casas inteligentes, uma ferramenta para videoconferências e uma central de segurança doméstica controlada remotamente.
O dispositivo está previsto para responder a comandos como “olhe para mim”, posicionando a tela para focar na pessoa que disse as palavras. Além disso, ele também deve entender diferentes vozes e ajustar seu foco. Os modelos atuais em teste rodam uma versão personalizada do sistema operacional do iPad.
Com lançamento previsto para 2026 ou 2027, o dispositivo deve custar em torno de US$ 1 mil, mas esse valor pode ser alterado ao longo dos próximos anos.
Esta é a mais nova iniciativa da Apple no segmento de robótica, após a companhia encerrar os esforços para desenvolver um carro autônomo no início deste ano. A novidade faz parte de um esforço amplo para aumentar as vendas da empresa como um todo e também busca capitalizar o Apple Intelligence, conjunto de tecnologias de inteligência artificial que chegará ao iPhone, iPad e Mac até o fim do ano.
Como sinal de seu esforço, a Apple fez do projeto a única responsabilidade de Kevin Lynch, veterano vice-presidente de tecnologia que supervisionou o carro autônomo e, até recentemente, o software de engenharia de smartwatch e saúde da Apple. Lynch reporta a John Giannandrea, chefe de inteligência artificial da Apple.
Nesse mesmo segmento, a empresa também está trabalhando em robôs que se movem pela casa e discute a ideia de uma versão humanóide. Esses projetos são liderados, em parte, por Hanns Wolfram Tappeiner, um especialista em robótica que agora tem cerca de 100 engenheiros da ex-equipe de carros sob sua supervisão.
Experiência além do iPhone
A Apple, que atualmente disputa espaço com a Amazon e com o Google com seu alto-falante HomePod, não teve a melhor experiência ao entrar tardiamente neste mercado.
As perspectivas de vendas de seu óculos de realidade virtual, o Vision Pro, também foram cortadas pela metade pela companhia, que previa entregar até 800 mil unidades até o fim do ano. A nova projeção não passa de 450 mil.
Apesar das vendas de ambos os produtos terem ficado abaixo do esperado, o esforço em robótica é uma das poucas avenidas que a Apple está percorrendo para gerar novas fontes de receita.
Na tentativa de se manter ativa com os consumidores, a empresa também está focando em produtos menos ambiciosos, como óculos inteligentes semelhantes aos óculos Ray-Ban da Meta.
Além disso, a Apple está querendo criar uma versão de seus fones de ouvido que inclua câmeras, permitindo que eles percebam melhor o mundo externo. E está trabalhando em um iPad gigante e dobrável, algo que pode não chegar antes de 2027 ou 2028.