Empresas de delivery acumulam mais de US$ 20 bi de prejuízo (mas prometem entregar resultado)

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Empresas de delivery de refeições nos Estados Unidos e na Europa estão acumulando bilhões de dólares em perdas com suas operações. Um estudo realizado pelo Financial Times em parceria com a empresa de análise theDeliveryWorld aponta que o prejuízo já soma mais de US$ 20,3 bilhões.

Esse valor é um cálculo de mais de sete anos de perdas operacionais das empresas europeias Deliveroo, Delivery Hero e Just Eat Takeaway e da americana DoorDash – todas com ações listadas em bolsas de valores. A Uber não revela dados desse tipo do Eats, sua operação de delivery.

Os resultados foram impactados por diferentes razões. A Just Eat Takeaway, por exemplo, registrou perdas de US$ 6,5 bilhões por conta de writedowns em negócios que foram adquiridos nos últimos anos, como a GrubHub.

No caso da DoorDash, os resultados foram afetados pelo pagamento de ações para funcionários mediante premiações. A companhia diz que o impacto foi superior a US$ 1 bilhão.

As perdas poderiam preocupar, ainda mais pela competição agressiva que essas empresas enfrentam e pelo escrutínio de órgãos reguladores e de entidades de direitos trabalhistas dos entregadores.

Mas, ao menos por ora, a crise ainda não afeta drasticamente o valor das ações dessas companhias. Quase todas tiveram desempenho positivo na bolsa desde o começo do ano. A exceção é a Just Eat Takeaway, que viu suas ações se desvalorizarem cerca de 13% no período.

O otimismo no mercado se dá em relação a possibilidade de que todas as companhias obtenham fluxo de caixa positivo neste ano. Apenas a americana DoorDash atingiu o feito. As outras três empresas, todas da Europa, esperam fazer isso ainda em 2024.

Para Amanda Benincasa Arena, sócia da empresa de consultoria de gestão Aon, é preciso relativizar o resultado e analisar as perdas operacionais que, segundo a especialista, oferecem uma análise mais precisa e padronizada de todas as empresas.

Seja com Ebitda ou com fluxo de caixa, o plano é o mesmo: mostrar para o mercado que é possível gerar mais dinheiro do que é gasto para manter o negócio operando e em crescimento.

O otimismo dos investidores de ações dessas companhias também se dá pelo fato de que os negócios seguem em crescimento mesmo com menos descontos sendo ofertados. Segundo a consultoria Jefferies, é preciso considerar também que houve inflação mais elevada e o consumo nessas plataformas caiu.

Enquanto focam em retirar a tinta vermelha de seus números, essas companhias vêm adotando diferentes estratégias de crescimento. A DoorDash vai na direção oposta. A companhia anunciou neste mês a venda de sua operação em Taiwan para a Uber para focar recursos em outras regiões.



Fonte: NeoFeed

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