Herdeiro do grupo Votorantim vira sócio da holding esportiva OutField

Herdeiro do grupo Votorantim vira sócio da holding esportiva OutField


Lucas Moraes, membro da quinta geração da família fundadora do Grupo Votorantim e um dos principais pilotos da nova geração de Rally brasileira, está virando sócio da holding esportiva OutField, que foi fundada por Pedro Oliveira e Lucas de Paula.

Ele está comprando uma fatia minoritária não revelada da empresa, que também tem como sócia a gestora Spectra, e atende empresas como a New Balance, Unilever, Banco BMG, Flamengo, São Paulo FC, Red Bull Bragantino, NBA e Ironman Brasil.

Além disso, a OutField tem investimentos em mais de 10 empresas destes setores, dois clubes de futebol (SAFs) e faz a gestão de fundos de investimento com mais de R$ 500 milhões sob gestão.

“Sempre tive um desejo de tentar conectar as minhas duas paixões, que são tecnologia e esporte”, afirma Moraes, ao NeoFeed. “E, por um amigo em comum, conheci a OutField, que me impressionou com a capacidade de conectar finanças, tecnologia e esporte, de uma forma que eu nunca tinha visto. Isso foi o que me motivou a investir na holding”.

Moraes, que é filho de Marcos Ermírio de Moraes, já foi campeão do Rally dos Sertões e ficou na terceira posição do Dakar 2024, feito inédito para um brasileiro no campeonato comparável à Fórmula 1 na categoria de rallys. Para 2025, o atleta já renovou seu contrato com a equipe Toyota Gazoo Racing, com a qual espera ganhar o primeiro título do Dakar.

Na faceta de empreendedor, Moraes foi um dos fundadores da startup de inteligência artificial para planejamento de gastos, a Olivia. Criada em 2016 nos Estados Unidos, ao lado do cofundador Cristiano Oliveira, a startup chegou ao Brasil em 2019. Em dois anos, a companhia avaliada em mais de R$ 200 milhões, foi vendida para o Nubank.

Com nove anos de experiência no mercado, a OutField Holding é formada por uma gestora de fundos com foco no esporte, aliada a uma boutique de consultoria estratégica e M&A e uma agência de comunicação.

“Muito do nosso desafio do lado da gestora é atrair capital do mercado tradicional, mostrando que o segmento de esportes está evoluindo, amadurecendo e se tornando um ativo cada vez mais seguro para os investidores”, afirma Pedro Oliveira, fundador da OutField.

A negociação mais recente da companhia foi a estruturação do fundo de reorganização financeira do São Paulo Futebol Clube, realizado em parceria com a Galapagos Capital.

De acordo com Oliveira, a gestora sempre teve a pretensão de trazer atletas para o time, seguindo os moldes do que acontecesse fora do país com nomes como Tom Brady e Lebron James, para eles pudessem reinvestir no setor.

“O Lucas chega exatamente para isso e demonstra que ele, como atleta de alto nível, entende a importância de participar como investidor desse mercado, o que vai além do dinheiro”, diz o sócio da OutField.

Em relação a estrutura da empresa, Oliveira afirma que a OutField não tem um board estruturado, mas que Moraes participará das decisões tomadas daqui para frente. Moraes, por sua vez, se define como um “investidor curioso”, que está disposto a aprender mais sobre o mercado.

“O meu desejo com o investimento é ajudar o ecossistema que eu já participei como empreendedor, fazendo com que ele tenha força para se manter e crescer nos próximos anos, dentro de um segmento tão importante quanto o de esportes”, diz Moraes.

Com a sua chegada, a OutField espera expandir seus negócios para outros esportes, indo além do futebol, que tem sido o core business nos últimos anos, com 60% dos projetos voltados para o esporte. Com Moraes, a empresa mira modalidades de nicho como automobilismo, tênis e triathlon.

Para tirar esse projeto do papel, a companhia conta com dois fundos, o OTF Capital e o OTF Capital 2, voltados para suportar empresas do segmento de esportes. Os fundos já investem em 10 startups do setor.

No início de 2024, a Spectra, gestora com mais de R$ 7 bilhões em ativos, deu suporte para o lançamento do OTF Capital 2, com o investimento de R$ 50 milhões. Para 2025, OutField está anunciando uma nova captação de R$ 25 milhões em capital para o mesmo fundo, podendo chegar a até R$ 50 milhões ao fim do ano.

“Com essa nova captação, queremos aumentar o número de investidas do OutField Capital 2, passando de quatro empresas para dez até o fim do ano”, afirma Oliveira. “Nós já temos diversas empresas bacanas no pipeline que giram em torno de tecnologias para a indústria e também de eventos e ligas do setor de esportes, então agora só falta tomar as decisões”.





Fonte: NeoFeed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?>