Mark Zuckerberg quer “vestir” óculos Ray-Ban

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Dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, a Meta vem buscando estender seus domínios. Sob essa ótica, sem trocadilhos, os óculos inteligentes são uma das suas grandes apostas em realidade aumentada e realidade virtual. E, ao que tudo indica, eles vão ganhar mais visibilidade nos investimentos da companhia.

A empresa de Mark Zuckerberg está em negociações para adquirir uma fatia de cerca de 5% na gigante ítalo-francesa EssilorLuxottica, maior fabricante de óculos do mundo e dona de marcas como Ray-Ban, Oakley e Vogue Eyewear.

As conversas da Meta para a compra de uma participação nessa operação foram reveladas pelo jornal britânico Financial Times, que citou fontes próximas às tratativas envolvendo as duas empresas.

Levando-se em conta o valor de mercado atual da EssilorLuxottica, de € 89,5 bilhões, a fatia em questão estaria avaliada em aproximadamente € 4,5 bilhões, ou cerca de US$ 5 bilhões, o que seria um aporte relativamente pequeno para a Meta, avaliada em US$ 1,19 trilhão.

Caso seja concretizado, o investimento ampliaria o alcance da parceria entre a Meta e a EssilorLuxottica. As duas empresas vêm trabalhando há alguns anos em uma linha de óculos inteligentes associada à marca Ray-Ban, cujos primeiros modelos foram lançados em 2021.

Inicialmente, esses dispositivos tiveram dificuldade para atrair os consumidores. Mas a segunda linha, lançada em outubro de 2023, vem registrando um desempenho bem mais positivo do que os modelos que marcaram a estreia da parceria.

As novas versões trazem câmeras de melhor qualidade comparadas à primeira geração. Entre outros recursos, os óculos batizados de Ray-Ban Meta permitem que os usuários tirem fotos, façam vídeos ao vivo e ouçam músicas, além de buscarem informações com o auxílio de inteligência artificial.

Embora não tenha revelado números consolidados dessa operação, em abril desse ano, durante a teleconferência dos resultados da Meta no primeiro trimestre, Mark Zuckerberg disse que o dispositivo estava superando as expectativas em vendas.

Em linha com essa visão, Francesco Milleri, CEO da EssilorLuxottica, ressaltou em evento realizado no início desta semana que, em poucos meses, a nova linha registrou mais vendas do que a geração anterior em dois anos.

De acordo com as fontes a par das negociações, o plano da Meta com o investimento em uma participação na EssilorLuxottica é aproveitar o bom momento do Ray-Ban Meta para fabricar mais dispositivos em conjunto com a parceira. Inicialmente, o acordo previa duas linhas.

Como parte da evolução dessa parceria, as pessoas familiarizadas com a busca por um acordo disseram que a expectativa é de que uma terceira geração dos óculos Ray-Ban Meta seja lançada para a temporada de compras do fim de 2025.

Estreitar esse relacionamento com a EssilorLuxottica seria um passo crucial para que a empresa consolide os seus óculos inteligentes, um segmento em que a companhia tem como principal competidor a Apple.

As duas empresas estão na disputa pela dianteira no desenvolvimento de óculos de realidade aumentada capazes de substituir os smartphones como dispositivos de computação de próxima geração.

Entretanto, a tecnologia ainda enfrenta a resistência de parte dos consumidores, que citam o incômodo de usar esses dispositivos. Segundo as fontes, a força da marca Ray-Ban é vista como um outro fator essencial para que a Meta supere essas barreiras.

Já sob a ótica da EssilorLuxottica, a associação com a Meta se justificaria pela estratégia do grupo de atrair uma nova geração de consumidores. Essa orientação tem guiado as aquisições da empresa nos últimos anos.

Em 2022, por exemplo, a companhia comprou a Nuance Hearing, startup de tecnologia auditiva, com o objetivo de desenvolver óculos equipados com os recursos da empresa. E, nesta semana, o grupo deu mais um passo que reforça essa abordagem.

Na quarta-feira, 17 de julho, a Essillor Luxottica desembolsou US$ 1,5 bilhão na aquisição da Supreme, marca de moletons, camisetas e acessórios de streetwear do grupo VF. De acordo com as fontes, um dos planos é lançar uma versão do óculos da Meta associada a essa operação com foco justamente nos consumidores mais jovens.

As ações da Meta estavam sendo negociadas com alta de 1,13% na Nasdaq por volta das 11h25 (horário local). Já os papéis da EssilorLuxottica registravam alta de 2,17% em Paris.



Fonte: NeoFeed

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