Existem duas maneiras de olhar o guidance de uma empresa. Por um lado, é a transparência para o investidor ter acesso às projeções financeiras de uma companhia de capital aberto. Por outro, é a pressão que essa orientação futura impõe à gestão para chegar ao resultado.
Na Zenvia, o guidance para o Ebitda de 2024 é um crescimento de 70% sobre o ano anterior, para algo entre R$ 120 milhões e R$ 140 milhões. No balanço referente ao quarto trimestre do ano passado, a companhia entregou um Ebitda ajustado de R$ 77,1 milhões, revertendo a queima de caixa de R$ 77,3 milhões do ano anterior.
“O nosso Ebitda de 2022 foi de R$ 25 milhões, o de 2023 foi R$ 77 milhões, ou seja, multiplicamos por três. Crescer 70% não é um desafio tão grande como a gente já fez. É uma questão de perspectiva”, diz Shay Chor, CFO e diretor de relações com investidores da Zenvia, ao NeoFeed.
Nesta entrevista ao Números Falam, que tem o apoio do Santander, ele explica que a “velocidade de saída” da Zenvia – o Ebitda recorrente foi de R$ 29 milhões no quarto trimestre de 2023 – dá confiança ao management de que esse guidance vai ser cumprido.
“Se você simplesmente multiplicar esse Ebitda por quatro já estamos em R$ 120 milhões É um guidance que a gente já está rodando. Mas, claro que a gente vai buscar mais que isso”, completa ele.
Até 2018, a Zenvia era uma empresa geradora de caixa. Essa situação mudou quando a companhia decidiu apostar no growth e olhar para aquisições. O problema é que o “mercado virou” e a estratégia foi refeita, voltando a entregar Ebitda positivo para o investidor no quatro trimestre de 2022.
“No segundo semestre de 2021, o dinheiro infinito acabou para empresas de tecnologia. Então a gente teve de achar formas de controlar o caixa”, diz Chor. “Você gera Ebitda, converte em caixa e assim consegue desalavancar o balanço.”
Em julho de 2021, com suporte da chinesa Tencent, dona do gigante aplicativo WeChat, a Zenvia estreou na Nasdaq e levantou R$ 1 bilhão no IPO. O papel ZENV começou a ser negociado a US$ 13.
Nos últimos 12 meses, até 4 de julho, a ação da Zenvia acumula alta de 215,8%, aos US$ 2,4 – ainda cerca de 80% abaixo da sua estreia na bolsa. O valor de mercado da companhia é de US$ 124,5 milhões.