O poder da neutralidade: por que uma plataforma independente é essencial para a indústria fitness

O poder da neutralidade: por que uma plataforma independente é essencial para a indústria fitness


A indústria de bem-estar e fitness no Brasil está passando por uma transformação significativa. As plataformas digitais estão revolucionando o setor, tornando-o mais acessível à população em geral. Além disso, os empregadores agora percebem que oferecer planos de bem-estar é algo essencial para os colaboradores e um fator-chave para o desempenho das empresas.

Pesquisa do Wellhub mostra que 92% dos colaboradores no Brasil valorizam seu bem-estar no trabalho tanto quanto o salário, e 82% acreditam que o empregador tem responsabilidade em ajudá-los a cuidar do seu bem-estar. Isso representa uma oportunidade não só para empregadores e seus colaboradores, mas também para a indústria fitness. As vendas corporativas são uma nova e vasta fonte de receita.

Entretanto, há um ponto fundamental para a indústria levar em consideração: a importância de firmar parcerias com plataformas de bem-estar corporativo que mantenham a neutralidade. Como a principal plataforma de bem-estar corporativo no Brasil, o Wellhub atua como parceiro estratégico para mais de 30.000 academias, studios e serviços de bem-estar, conectando-os a milhares de clientes corporativos e seus milhões de colaboradores.

Criamos um ecossistema onde academias e studios podem alcançar novos usuários e gerar receita incremental do mercado corporativo. Nossa plataforma oferece aos parceiros o canal de vendas corporativas mais eficiente do setor, ajudando-os a maximizar seu potencial. Entre 2021 e 2024, o Wellhub entregou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 75% em pagamentos aos parceiros.

O sucesso do Wellhub é construído em uma relação de confiança, e é por isso que mais de 4.000 novos parceiros aderiram à nossa rede no Brasil somente neste ano, atraídos pela oportunidade de crescimento acelerado por meio da nossa plataforma. A chave para esse crescimento está em nosso modelo: somos 100% dedicados a ajudar nossos parceiros a crescerem. Diferente de outras plataformas no mercado, o Wellhub não possui marcas próprias de academias ou studios.

Uma das principais vantagens do nosso modelo é que nós só crescemos quando nossos parceiros crescem. Essa abordagem simples, mas poderosa, garante que estejamos comprometidos com parcerias de longo prazo, onde o sucesso é uma jornada compartilhada. Por isso, investimos em nossos parceiros, impulsionando o seu reconhecimento de marca, a aquisição de novos alunos e o crescimento da receita.

Nossa plataforma oferece aos parceiros o canal de vendas corporativas mais eficiente do setor, ajudando-os a maximizar seu potencial

Academias e studios de pequeno e médio porte compõem aproximadamente 90% da base de parceiros do Wellhub no Brasil. Esses negócios contam com o ecossistema do Wellhub para competir e sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo, onde a integração vertical e a consolidação ameaçam sua independência.

Diferente de plataformas que priorizam marcas próprias, o Wellhub está totalmente comprometido em direcionar um volume incremental de usuários e visitas aos seus parceiros. Mais de 50% dos nossos pagamentos para a indústria são direcionados para parceiros de menor porte e, como parte da nossa estratégia para aumentar o tráfego de usuários, incluímos mais de 2.500 desses parceiros em planos mais acessíveis, tornando seus serviços disponíveis a um público mais amplo.

Ao firmar parceria com o Wellhub, as academias e studios brasileiros conseguem competir com igualdade, em um campo de jogo equilibrado. Mantemos nossa neutralidade e estamos focados exclusivamente em expandir nosso ecossistema e impulsionar a indústria fitness, em vez de competir com os próprios negócios que atendemos.

Os colaboradores em nossa plataforma estão mais engajados do que nunca, e o efeito desse engajamento beneficia não apenas eles, mas também as empresas para as quais eles trabalham e os parceiros em nossa rede. Em diversos setores, vemos exemplos convincentes de como o alto engajamento na nossa plataforma resulta em colaboradores mais saudáveis, maior produtividade e melhores resultados para os negócios.

A Toro, uma das principais empresas de serviços financeiros do mercado, viu 94% de seus usuários inscritos na nossa solução de saúde emocional ativamente engajados, com 70% relatando melhorias significativas em indicadores de ansiedade

A Riachuelo, por exemplo, uma das principais varejistas do Brasil, experimentou um aumento de 355% no engajamento dos colaboradores com nossa plataforma em comparação com a solução anterior, levando a melhorias no bem-estar e redução do absenteísmo. A Toro, uma das principais empresas de serviços financeiros do mercado, viu 94% de seus usuários inscritos na nossa solução de saúde emocional ativamente engajados, com 70% relatando melhorias significativas em indicadores de ansiedade. Essa participação elevada se traduz diretamente no sucesso dos nossos parceiros, com mais colaboradores adotando as ofertas de fitness e bem-estar, aumentando as visitas, o crescimento da receita e a lealdade de longo prazo às academias, studios e serviços de bem-estar em nossa rede.

O Poder da Neutralidade: Empoderando Empreendedores de Bem-Estar e Fomentando um Ambiente Competitivo

O Brasil apresenta desafios únicos para empreendedores da indústria fitness e de bem-estar, onde um grande player do segmento low-cost detém a maior parte do mercado, frequentemente ofuscando os concorrentes.

O Wellhub trabalha para equilibrar o campo de jogo, permitindo que pequenas e médias empresas possam competir de forma eficaz e prosperar nesse cenário. Segundo o SEBRAE, metade das micro, pequenas e médias empresas do setor fitness do Brasil fecha nos primeiros cinco anos. Essa tendência é observada entre os parceiros do Wellhub, com 3.300 academias e studios da nossa rede tendo fechado as portas em 2023.

Para evitar conflitos de interesse e focar inteiramente no sucesso dos nossos parceiros, o Wellhub optou por não possuir academias ou studios próprios, operando com total neutralidade. Essa escolha estratégica permite ao Wellhub se concentrar exclusivamente em ajudar nossos parceiros a crescer, garantindo que possamos direcionar todos os recursos para fortalecer o ecossistema e apoiar as ofertas únicas dos nossos parceiros, em vez de priorizar nossa rede própria em detrimento dos negócios que nós servimos.

A independência do Wellhub impede que nossos parceiros sejam usados apenas para gerar insights de mercado para fortalecer as operações de nossas marcas próprias, ou, em última instância, levados a fechar as portas.

Em 2022, o Wellhub assinou um acordo formal com o CADE, visando garantir que nossas ações estejam alinhadas com as diretrizes antitruste do Brasil, conforme esperado pela autoridade regulatória. Esse acordo reforça nosso compromisso em oferecer um ambiente justo, transparente e competitivo para todos os parceiros.

Diferente de modelos que dependem da expansão de suas redes próprias de academias ou studios, o Wellhub está comprometido em fomentar um ambiente equilibrado e competitivo. Graças à eficiência do nosso canal de vendas corporativas, trazemos visibilidade e engajamento aos nossos parceiros de toda a indústria fitness, ajudando-os a acessar novos públicos e crescer de forma sustentável. Nossa abordagem está centrada em apoiar uma rede aberta e inclusiva que prioriza a diversidade e o sucesso de longo prazo da indústria.

Na IHRSA deste ano, a maior feira fitness da América Latina, conversamos com diversos parceiros sobre sua decisão de ingressar na nossa plataforma. Muitos destacaram que, além do benefício estratégico de fornecer serviços de bem-estar através de um modelo exclusivamente B2B—trazendo novos usuários e gerando receita incremental—nossa neutralidade foi um fator decisivo.

O Wellhub assinou um acordo formal com o CADE, visando garantir que nossas ações estejam alinhadas com as diretrizes antitruste do Brasil, conforme esperado pela autoridade regulatória

Por exemplo, a Mr. Move, uma rede de cinco unidades em Minas Gerais, compartilhou que o Wellhub tem sido essencial para escalar seu negócio, aumentando a visibilidade da marca, atraindo novos usuários e proporcionando resultados financeiros expressivos. Além disso, ajudamos a competir em pé de igualdade contra uma grande rede que entrou na região abrindo várias unidades e concentrando participação de mercado.

De forma semelhante, a Run2Fit, uma rede com duas unidades em São Paulo, está ampliando uma unidade para 1.600 metros quadrados para atender à crescente demanda. Com uma parcela significativa dos membros oriunda do Wellhub, a academia espera atingir a marca de 2.000 usuários, e destaca o nosso papel em apoiar o crescimento sustentável e o senso de comunidade dos seus alunos. A parceria com o Wellhub proporciona previsibilidade de receita que reforça o investimento na expansão.

Pietro Carmignani, Vice-Presidente Executivo de Parcerias do Wellhub

A BioFisic, também de Minas Gerais, está abrindo seis novas unidades até o final do ano e atribui seu rápido crescimento de capacidade em novas unidades ao fluxo constante de usuários do Wellhub.

Enquanto isso, o Estúdio Qualivida, um estúdio de personal trainer e Pilates com 14 unidades no Rio de Janeiro, atribui uma parcela significativa de sua base de usuários ao Wellhub. Além de impulsionar a aquisição de clientes para novas unidades, a parceria ajuda o Qualivida a rivalizar com redes maiores, permitindo que os membros treinem em várias unidades, o que também impulsiona sua estratégia de expansão.

O Wellhub opera um ecossistema onde todos ganham. Os líderes de RH podem facilmente fornecer uma solução abrangente de bem-estar, os colaboradores têm opções flexíveis e acessíveis, e os parceiros de bem-estar ganham acesso a milhões de novos clientes em potencial. É uma situação ganha-ganha-ganha para os empregadores, colaboradores e a indústria fitness do Brasil.

*Esse artigo foi escrito por Pietro Carmignani, Vice-Presidente Executivo de Parcerias do Wellhub



Fonte: NeoFeed

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