O The New York Times entrou em uma nova disputa contra as empresas de inteligência artificial e o foco desta vez é na Perplexity, startup apoiada por Jeff Bezos. O jornal americano enviou um aviso à startup de IA generativa, exigindo que a empresa pare de acessar e utilizar seu conteúdo, de acordo com uma carta que o The Wall Street Journal teve acesso.
O documento, enviado pelo escritório de advocacia do Times, afirma que a maneira como a Perplexity está usando seu conteúdo, seja para criar resumos ou verificar informações, viola seus direitos autorais.
“A Perplexity e seus parceiros comerciais foram injustamente beneficiados ao usar, sem autorização, o jornalismo expressivo, cuidadosamente escrito, pesquisado e editado do Times sem uma licença”, afirmou o jornal.
Em resposta à intimação, o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, disse em entrevista que a empresa não está ignorando os esforços do Times para bloquear o rastreamento de seu site. Além disso, ele afirmou que a Perplexity deve responder ao aviso legal dentro do prazo estabelecido, que se encerra em 30 de outubro.
“Estamos muito interessados em trabalhar com cada editor, incluindo o The New York Times“, disse Srinivas. “Não temos interesse em ser antagonistas de ninguém.”
Lançada em 2022 e apoiada por Jeff Bezos, a Perplexity chegou ao mercado para tentar desafiar o Google. Na prática, ela também funciona como um site de buscas, mas com informações geradas por inteligência artificial.
Assim, quando os usuários digitam algo no espaço de busca do site, o mecanismo responde com resumos gerados por IA, junto com fontes destacadas e links. Atualmente, o Google também tem essa função.
Antes da carta oficial, a Perplexity havia dito ao Times que interromperia o uso de tecnologia que ia contra as políticas do jornal. Porém, até 2 de outubro, quando o Times enviou o aviso de “cessar e desistir”, o conteúdo continuava aparecendo na plataforma da startup.
Essa não é a primeira disputa que o The New York Times enfrente uma big tech. O jornal já está batalhando contra a OpenAI, dona do ChatGPT, e a Microsoft também por violação de direitos autorais. Porém, diferentemente do caso da Perplexity, a disputa com a OpenAI chegou à Justiça.
Na intimação realizada no fim de 2023, o Times afirma que sofreu danos de “bilhões de dólares” com essa violação e exige uma indenização. Além disso, a empresa reforçou a solicitação de que a OpenAI apague todos os dados utilizados de sua base.
Não é novidade que as empresas de inteligência artificial são um desafio para os veículos de mídia ao redor do mundo. Isso porque, embora existam casos de uso que facilitam a vida desses meios de comunicação, existem riscos sobre o mau uso de suas informações e até roubo de conteúdo.
Além das questões éticas, o modelo de negócio de grande parte dos veículos envolve receita por meio de publicidade e de assinaturas, que correm risco de perder a sua função com esses “facilitadores”.
Porém, algumas empresas do segmento estão buscando caminhos para contornar o problema. Nos últimos anos, empresas de mídia como a News Corp, controladora do Wall Street Journal, a IAC, dona da Dotdash Meredith, e a Axel Springer, proprietária do Politico, assinaram acordos com a OpenAI. Nesse caso, a empresa de IA realiza uma compensação financeira pelo uso dos conteúdos.
A Perplexity fez uma movimentação semelhante e chegou a fechar alguns acordos com editores dos grandes jornais. Porém, as empresas de mídia afirmam que os termos oferecidos pela startup são menos atraentes do que os acordos na casa de “de oito e nove dígitos” oferecidos pela OpenAI.