A Pipo Saúde ainda não tinha entrado em operação e por falta de uma “susepada” quase cometeu uma presepada. O que é isso? A primeira grande história da corretora de benefícios de saúde que foi criada em 2019 pelos empreendedores Manoela Mitchell, Vinicius Correa e Thiago Torres.
“Toda corretora de seguros precisa ter uma pessoa diretora técnica, que é uma pessoa ‘susepada’, e a Pipo só foi descobrir isso na hora do lançamento”, diz Mitchell, CEO da Pipo Saúde, ao Vida de Startup.
Por não terem realizado a prova obrigatória da Superintendência de Seguros Privados, a Susep, a corretora quase precisou atrasar o seu lançamento.
Além do curto espaço de tempo, um imprevisto pegou os cofundadores da Pipo: apesar de formados na USP e, consequentemente, terem sido aprovados na Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, eles foram reprovados na primeira tentativa de passar na prova da Susep.
Ao prestar o exame pela segunda vez, Mitchell passou raspando na nota de corte. Se ela não tivesse conseguido, a empresa poderia ter de esperar ao menos três meses para começar a operar.
Além dos detalhes desse perrengue, a CEO da Pipo contou no programa do NeoFeed sobre o modelo de negócio que foi criado após esse desafio, que, em sua visão, foi a escolha mais acertada da Pipo até o momento.
“Nossa escolha mais acertada foi nos tornar uma corretora de seguros. Nos posicionamento em uma categoria que era muito tradicional e com pouco diferencial, e criamos um modelo de negócio que tinha monetização na largada, o que nos poupou trabalho desde o início”, afirma Mitchell.
Atualmente, a empresa tem 160 clientes em seu portfólio e foca em companhias com mais de 200 mil funcionários. Para os próximos anos, o objetivo é expandir esses números e focar em aquisições que ajudem a companhia a estar presente em todos os cantos do Brasil.
Em cinco anos, a Pipo já captou pouco mais de R$ 150 milhões. A série A da startup foi liderada pela Thrive Capital e contou com Monashees, Kaszek e David Vélez, cofundador do Nubank. A ideia da Pipo é realizar uma nova rodada em breve.