Logo após a venda da Vitreo para o BTG Pactual, em maio de 2021, os sócios da Vectis Partners iniciaram a busca por um novo projeto em que pudessem não apenas investir, mas também participar ativamente da gestão. Agora, após uma saga de pouco mais de três anos, essa procura acabou.
Comandada pelos “veteranos” do mercado financeiro Patrick O’Grady, Ilana Bobrow, Paulo Lemann e Alexandre Aoude, a Vectis está assumindo o controle da ben.up, fintech de benefícios criada nos corredores da HR Tech brasileira LG Lugar de Gente.
Na transação, cujos termos financeiros e de participação não foram revelados, a LG vai manter uma fatia minoritária na startup. Em linha com a tese da Vectis de botar a “mão na massa”, Patrick O’Grady e Ilana Bobrow passarão a atuar como CEO e diretora B2C da operação.
“Conversamos com muitos potenciais parceiros desde que entregamos as chaves do cofre da Vitreo para o BTG”, diz O’Grady, ao NeoFeed. “E nenhum fez brilhar tanto os nossos olhos quanto a LG, a partir dessa oportunidade da ben.up. Foi o casamento perfeito.”
As duas partes já eram velhas conhecidas antes de firmar esse compromisso. Para chegar a essa conexão, vale entender o modelo de atuação da Vectis, que se divide em três frentes. A primeira, de fundos imobiliários, Fiagros e FIDCs, com R$ 2,2 bilhões de ativos sob gestão.
A segunda envolve a estruturação de club deals e já acumula um histórico de R$ 1,4 bilhão em transações. O terceiro é o braço de investimentos, com um portfólio que inclui a corretora Avenue Securities e a AAWZ, plataforma de serviços para agentes autônomos.
É nessa última vertical que se encaixa a LG. Em 2022, quando a gestora americana H.I.G. Capital assumiu o controle da empresa, a Vectis Partners e a HIX Capital também embarcaram na base de acionistas da companhia.
Desde então, a LG combinou iniciativas orgânicas, parcerias e M&As para acelerar a consolidação de uma plataforma de software voltada às áreas de RH. Hoje, a empresa tem 36 módulos que cobrem rotinas como recrutamento, folha de pagamento, gestão de cargos e ponto eletrônico.
Um dos frutos dessa estratégia, a ben.up nasceu em setembro de 2021, a partir de uma joint venture com a Wiz. Em novembro do ano passado, porém, o acordo foi desfeito, o que fez com que a LG também passasse a buscar um novo parceiro.
“A Wiz passou por uma mudança de gestão e entendemos que a ben.up era um projeto pequeno para eles, enquanto, para nós, era algo muito importante”, afirma Felipe Azevedo, CEO da LG Lugar de Gente. “Além da proximidade, a Vectis traz um capital intelectual que provavelmente não conseguiríamos contratar.”
Cereja do bolo
A dupla da Vectis comandará um time que conta com 20 funcionários. Até o fim do ano, o plano é chegar a 70 profissionais. Como parte do spin-off da operação da estrutura da LG, as equipes de tecnologia e da área comercial serão as mais reforçadas.
Com um modelo B2B2C, a ben.up já atende mais de 200 mil funcionários de empresas como Ambev, Grupo Positivo e Grupo Saga. A empresa atua como um canal intermediário que conecta ofertas de parceiros aos departamentos de RH das companhias.
Para as empresas, a startup centraliza a gestão de todos os benefícios concedidos aos funcionários. Para esses usuários, ela oferece desde empréstimos, com parceiros como Creditas e Neon, até opções como a TotalPass, plataforma de bem-estar, e a Petlove, de produtos e serviços para pets.
“Para nós, essa foi a cereja do bolo”, afirma O’Grady. “A ben.up não é um Powerpoint, não é uma ideia no papel. É uma operação que já veio com uma excelente prova de conceito de pouco mais de dois anos. Isso nos permite chegar já acelerando na curva.”
Ilana Bobrow acrescenta: “E temos muita complementaridade e sinergias”, diz. “A Vectis, com o conhecimento no B2C e em produtos financeiros. E a LG, com a experiência no mundo B2B e de ofertas para o RH.”
Para crescer o bolo da ben.up, a nova gestão vai reforçar essa pegada mais abrangente – das companhias aos seus funcionários. Com a meta de chegar a 5 milhões de usuários em cinco anos, a prioridade inicial será ganhar escala a partir do foco em grandes empresas.
Nessa direção, boa parte dos esforços estará concentrada no avanço na carteira da LG. A empresa atende mais de dois mil clientes, que somam mais de 2,3 milhões de funcionários. “Desse total, cerca de 1,8 milhão de usuários são de empresas com mais de mil funcionários”, diz Azevedo, da LG.
Em paralelo, a ideia é reforçar a automatização da gestão dos benefícios para as empresas e as ofertas personalizadas para os usuários. Além de aproveitar a bagagem dos novos sócios para avançar na oferta de produtos e serviços financeiros.
Nessa área, um dos principais rivais que a ben.up terá pela frente é também um conhecido da LG: a Totvs, que tem ampliado sua atuação junto aos departamentos de RH, principalmente via M&As. Em dezembro, por exemplo, a empresa desembolsou R$ 380 milhões na compra da Ahgora.
Na ben.up, o novo pacote deve incluir mais opções e modalidades de crédito, além de produtos e serviços nas áreas de seguros e consultoria de investimentos. Nessa última frente, está no radar uma oferta centrada em executivos C-Level das empresas clientes.
O portfólio mais amplo não irá abranger, porém, a categoria de benefícios ligada ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um mercado ainda dominado por gigantes como Ticket, Sodexo e Alelo, mas que está passando por uma série de transformações.
“Esse é um tema que estamos tratando diretamente na LG e o plano é ter algum parceiro para operar nesse mercado”, diz Azevedo. “A Vectis é um primeiro deal em negócios adjacentes. Devemos anunciar, em breve, outros dois acordos nesses moldes em outras linhas.”