A Cambuci, dona das marcas Penalty e Stadium, decidiu encerrar sua operação na Argentina ao longo do quarto trimestre do ano passado. Responsável por cerca de 15% da receita da fabricante brasileira até 2022, a instabilidade política e a crise econômica levaram a empresa comandada por Roberto Estefano a suspender os negócios no país vizinho.
“Em 2023 a situação econômica e política da Argentina se deteriorou de forma bastante acelerada”, diz Estefano ao NeoFeed. “As dificuldades impostas para a obtenção de licenças de importação e remessa de recursos ao exterior, aliadas à forte retração do consumo em virtude da inflação galopante, nos levaram a optar pela paralisação das atividades comerciais por lá.”
O prazo para pagamento das importações chegou a 180 dias, o que deteriorou o ambiente de negócios para a Cambuci. Mas a companhia conseguiu compensar boa parte da receita que pertencia à Argentina com o crescimento no Brasil.
No primeiro balanço sem a operação argentina, a Cambuci registrou uma receita líquida de R$ 110,1 milhões, 3,4% a menos do que o reportado no primeiro trimestre de 2023 com a operação na Argentina. Em comparação ao quarto trimestre de 2023, houve um avanço de 18,5% na receita líquida.
“Estamos aguardando o desenrolar das políticas de estabilização colocadas em curso na Argentina para apoiar qualquer plano de retomada de operação direta no país”, afirma o CEO da Cambuci.
O Ebitda da Cambuci nos primeiros três meses do ano foi de R$ 32,4 milhões, uma expansão de 4,85% sobre os R$ 30,9 milhões registrados no mesmo período de 2023. A margem aumentou 2,3 pontos percentuais, para 29,4%. Para efeito de comparação, a margem Ebitda da concorrente Vulcabras, dona da marca Olympikus, foi de 22,7% no quarto trimestre do ano passado (último balanço publicado).
A dona da Penalty projeta um crescimento de 10% este ano. A companhia mantém essa perspectiva após a geração de caixa no primeiro trimestre, de R$ 23,2 milhões. Com uma dívida de R$ 9,7 milhões, o caixa e equivalente de caixa é superior ao endividamento bruto em 3,90x.
No primeiro trimestre, a Cambuci também conseguiu fazer uma boa gestão do estoque, que recuou 9,2% em relação ao fim do quatro trimestre, para R$ 26,6 milhões.
“Temos trabalhado permanentemente em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e produtos que combinam ganhos de qualidade e redução de custos”, afirma Estefano. “Isso se traduz em maior eficiência e menores custos produtivos.”
Embora o primeiro trimestre seja um período de poucas datas comemorativas, para a Penalty é quando acontecem os campeonatos paulista, carioca, paraense e a Copa do Nordeste, torneios em que a marca é a bola oficial e tem uma grande exposição.
“Estar presente nesses que são os principais campeonatos do País reforça ainda mais a marca como referência no futebol”, diz o CEO da Cambuci.
Além do futebol, onde é patrocinadora oficial da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro nas séries A e B, ativando a marca nos leds dos jogos, a Penalty é parceira da Liga Nacional de Basquete, com a bola oficial do NBB, e da Confederação Brasileira de Futsal, também com a bola do torneio.
Com a ação cotada a R$ 11,25, o papel acumula alta de 4,8% em 2024. O valor de mercado da companhia é de R$ 472 milhões.