O aplicativo de transportes Uber anunciou a chegada de mais uma funcionalidade da plataforma no Brasil, o Uber Health. Destinado a serviços médicos não-emergenciais, a nova modalidade de corrida é destinada a pacientes, funcionários e cuidadores de empresas de saúde.
Lançado em 2018, a função começou a funcionar no Brasil na última sexta-feira (7) —o país é o primeiro da América Latina a receber o serviço disponibilizado também na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.
Somente unidades e organizações de saúde podem ter acesso a ferramenta. A plataforma permite que essas empresas paguem, agendem e gerenciem viagem de pacientes e funcionários até o local desejado.
Por ser um dispositivo voltado ao serviço não-emergencial, a plataforma é destinada para consulta médica de rotina, visita domiciliar crítica ou viagem a laboratório ou clínica.
Os pacientes que forem fazer uma viagem pela nova modalidade não precisam de smartphone, ou seja, a unidade de saúde pede o carro e o paciente embarca. É necessário lembrar, no entanto, que o passageiro precisa ter acesso a um número telefônico para receber os dados do veículo por mensagem ou ligação.
Para quem possui um smartphone, assim como viagens realizadas em outras modalidades da Uber, o passageiro consegue rastrear a localização do motorista parceiro.
Já para os administradores de serviços de saúde será possível realizar agendamentos em nome dos pacientes e funcionários para que as viagens ocorram imediatamente, dentro de algumas horas ou com até 30 dias de antecedência —sejam elas viagens únicas, de ida e volta ou recorrentes, como as consultas de acompanhamento.
Segundo a Uber, em todo o mundo mais de 3 mil empresas do setor da saúde utilizam a plataforma.