O calor faz mal ao cérebro. À medida que as temperaturas sobem, os níveis de oxigênio no sangue caem. Isso afeta a função cognitiva. Esse efeito fica ainda pior quando você não dorme bem por causa do excesso de calor.
Pesquisadores comprovaram isso em testes com estudantes. Os que dormiram com ar-condicionado em uma noite muito quente tiveram o desempenho bem melhor em testes na manhã seguinte comparados aos demais.
As altas temperaturas também influenciam o humor. Provavelmente porque muitas proteínas param de funcionar quando o corpo superaquece. Isso ocorre com um importante neurotransmissor, a serotonina. Ela ajuda a regular o sistema que lhe permite descontrair e relaxar. Sem a serotonina, você fica mais agressivo. Essa pode ser uma das razões pelas quais o número de crimes violentos aumenta durante as ondas de calor.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS