Quando se trata de felicidade e bem-estar, podemos aprender muito com os bebês. Hasan Merali, professor associado de pediatria na Universidade McMaster e médico de emergência pediátrica, tratou milhares de pacientes entre 1 e 5 anos. Ele compartilhou alguns bons hábitos, comuns entre os bebês, que podem melhorar sua saúde mental e física.
TENTE O DIÁLOGO INTERNO POSITIVO
Crianças pequenas tendem a se aconselhar em voz alta, uma prática conhecida como fala privada. Os bebês não têm vergonha de falar sozinhos, diz Merali, e você também não deveria. Pesquisas sugerem que para adultos, o diálogo interno positivo pode ajudar na resolução de problemas, aprendizado e confiança.
APROVEITE QUALQUER OPORTUNIDADE PARA SE MOVER
Crianças de dois anos são ativas por quase cinco horas por dia. Elas se movem alegre e instintivamente, afirma Merali. Adultos podem procurar maneiras de se mover mais, mesmo que seja por apenas um minuto. Dê uma volta rápida no quarteirão, ou agende uma reunião a pé. Breves explosões de atividade têm sido apontadas como eficientes para aumentar a longevidade se somarem 10 minutos por dia.
FAÇA PERGUNTAS
Crianças pequenas não têm medo de fazer perguntas, acrescenta Merali. Um estudo descobriu que elas fazem em média 107 perguntas por hora. Adultos foram socializados para segurar as perguntas porque muitas vezes estão preocupados com o que os outros pensam. Mas perguntar não só nos ajuda a aprender, como também é uma maneira importante de construir relacionamentos.
AJUSTE SEU HORÁRIO DE SONO
Bebês prosperam na rotina, e ter um horário com horários consistentes de sono e despertar também ajudará você, diz Alberto Ramos, neurologista do sono e pesquisador da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami. Tirar uma soneca também tem uma série de benefícios.
PROCURE OPORTUNIDADES PARA RIR
Um estudo descobriu que crianças pequenas riem seis vezes mais do que os adultos. Mas podemos buscar maneiras de incorporar brincadeiras e humor em nosso dia. Ouça um podcast de comédia ou troque mensagens bobas com alguém, aconselha Merali. Pesquisas mostram que você ri mais quando está com amigos, então reserve um tempo para eles.